Conhecer estas 5 dicas para conseguir um crédito habitação a 100% vai simplificar o momento em que decide avançar para a compra de uma casa. Ora, atente à análise e explicação que o Professor Poupança preparou para si.

Em primeiro lugar, conheça a lei

Este assunto assume especial importância se tiver em conta que a 01 de julho de 2018 entrou em vigor uma nova lei aprovada pelo Banco de Portugal no que à concessão de novos créditos diz respeito. Muito resumidamente, a medida determina que nenhuma instituição financeira pode financiar mais do que 90% do valor da escritura de aquisição, sendo que esse mesmo imóvel não poderá ter nenhum outro crédito associado como garantia hipotecária nos 24 meses seguintes à escritura da aquisição.

Isto é, o próprio Banco de Portugal recomendou que o rácio Loan-to-Value (LTV) deve ser igual ou inferior a 90% do valor solicitado para créditos para habitação própria e permanente. Uma decisão tomada após o período de crise financeira que Portugal atravessou e que levou à retração na concessão de crédito habitação por parte de muitos bancos.

Mas, então, assim sendo, como conseguir um crédito habitação 100%? Os bancos estão mesmo proibidos de conceder este tipo de empréstimo? O Professor Poupança tem boas notícias para si. Confira tudo.

Mas afinal, os bancos podem disponibilizar crédito habitação 100%?

Sim, apesar das recomendações do Banco de Portugal, é possível fazer um crédito habitação com 100% financiamento, ou seja, os bancos podem conceder crédito habitação 100%, todavia optam por não o atribuir a todos os clientes. Tal acontece porque, dessa forma, estão a assumir um risco maior, isto é, a probabilidade de incumprimento por parte do cliente é superior, visto que o valor do empréstimo e, consequentemente, o custo total do crédito serão maiores.

5 dicas para saber como conseguir um crédito habitação 100%?

A fim de saber o que leva uma entidade bancária a conceder um crédito habitação 100%, o Professor Poupança reuniu algumas dicas que deve ter em conta. Conheça-as de seguida.

1. Comprar imóveis do banco

Esta é, de facto, a forma mais simples de conseguir um crédito habitação 100%, ou seja, a totalidade do valor que precisa para comprar a sua casa de sonho. Assim, optar por um imóvel de banco, que faça parte do portefólio da instituição, pode ser uma excelente alternativa.

Por diversas razões, os bancos possuem em carteira vários imóveis, cuja venda a terceiros é a melhor forma de rentabilização. Além disso, são criadas condições atrativas para a venda dos mesmos.

Ainda assim, tenha em atenção de que, quanto melhores as condições, mais pessoas poderão manifestar interessar na aquisição de um mesmo imóvel, assim como, em caso de compra, geralmente deverá contrair o crédito na entidade que vende a casa.

Por exemplo: se vai comprar um imóvel que pertence ao Banco X, então, só poderá aceder ao crédito habitação com 100% de financiamento nesse mesmo banco.

2. Ter rendimentos muito altos

Num país em que o salário mínimo é de 635€, logo um dos mais baixos da União Europeia, ter rendimentos muito altos, que ofereçam garantias suficientes a um banco para saber como conseguir um crédito habitação 100%, pode ser algo desafiante.

Surpreendentemente isso não é um fator impeditivo, até porque o potencial comprador pode ter rendimentos de diferentes proveniências, assim como ter uma boa poupança, o que permite mostrar uma imagem mais positiva e confiante do comprador perante a entidade bancária.

Além disso, possuir uma situação profissional estável e auferir mensalmente um rendimento alto, ainda que seja no conjunto do agregado familiar, tornam-no num bom candidato a um crédito habitação com 100% de financiamento.

Se é trabalhador independente, conheça as dicas para ter o crédito habitação aprovado.

3. Recorrer a parcerias com imobiliárias

As constantes mutações do mercado imobiliário implicam, portanto, alterações na forma como os bancos e as imobiliárias atuam no mercado. E é nesse sentido que, cada vez mais, se verificam parcerias entre estas duas entidades, a fim de as imobiliárias obterem imóveis que não se encontram publicitados em mais nenhum lado.

Com efeito, nesses casos, é, portanto, possível encontrar agências imobiliárias que têm algum protocolo que permita um financiamento a 100% do imóvel.

4. Ter um bom histórico de pagamentos de crédito

Para saber como conseguir um crédito habitação 100% é igualmente importante considerar o Mapa de Responsabilidades de Crédito do potencial comprador. Isto é, se nunca teve problemas com os eventuais empréstimos anteriores, não possui dívidas, e tem um histórico bancário exemplar, então, pode ser um bom candidato a este tipo de crédito habitação.

5. Apresentar uma taxa de esforço baixa

Para ser um bom candidato a este tipo de crédito habitação, deve poder demonstrar aos bancos que tem capacidade financeira suficiente para suportar os encargos associados a este produto bancário.

Portanto, a taxa de esforço não deve ser superior a 33%, uma vez que quanto maior for a taxa de esforço, mais difícil será pagar as prestações mensais.

Concluindo

Com estas cinco dicas do Professor Poupança para saber como conseguir um crédito habitação 100% será bem mais fácil de comprar a casa com que sempre sonhou. Faça ainda hoje uma simulação e saiba com o que pode contar.

Não se esqueça também de que ter o apoio de uma equipa de mediação de seguros a apoiá-lo ao longo de todo este processo burocrático, fará com que tudo seja mais simples e decorra de forma segura e fiável.