Juntar todos os créditos em apenas um será que vale mesmo a pena? Confira todas as vantagens na consolidação de créditos e dê uma volta ao seu orçamento familiar.

O que é a consolidação de créditos

Em síntese, o crédito consolidado é:

  • Uma solução eficaz que permite reduzir os encargos mensais e ganhar uma folga extra no orçamento mensal. Se pretender saber tudo sobre crédito consolidado, leia este artigo.
  • Uma modalidade de crédito pessoal
  • Reduz as prestações mensais até 60%. Assim ficará com todos os créditos num único só, passando, posteriormente, a pagar apenas uma única prestação mais baixa.

As 7 Vantagens na consolidação de créditos

A consolidação de créditos permite equilibrar as finanças familiares, simplificando todo o processo de obrigações financeiras que possui. Fique a conhecer todas as vantagens e conselhos que o Professor Poupança tem para si.

1. Poupança mensal

É provavelmente a vantagem que mais impacto terá na sua vida, é o fator de começar a pagar menos por todas as suas obrigações financeiras e ter acima de tudo, uma só mensalidade com um valor inferior à soma das antigas prestações.

2. Conforto

De vários e diferentes débitos aleatórios, passa a ter apenas um único pagamento mensal a uma única entidade credora. Nesse sentido, poderá também esquecer vários dias de pagamento, em virtude de o débito passar a ser feito em apenas um dia, sendo, portanto, mais fácil de controlar a conta bancária, assim como de eliminar penalizações por pagamentos atrasados.

3. Mais financiamento

Além disso, e em caso de necessidade, outra das vantagens na consolidação de créditos é a possibilidade de conseguir crédito adicional. Sendo que tal ação implica um aumento na prestação mensal.

4. Taxas de juro aliciantes

O principal motivo pelo qual consegue pagar menos mensalmente com a opção de crédito consolidado é o facto de apenas pagar uma taxa de juro.

5. Prolongamento de prazo

O crédito consolidado enquanto operação de reestruturação das dívidas permite não só renegociar todos os créditos que possui, como também o respetivo prazo de pagamento, uma vez que este pode ser prolongado.  

Como renegociar o crédito da habitação com o banco em caso de incuprimento, pode ser um artigo do seu interesse.

6. Possibilidade de constituir poupança

Associada à segurança e conforto de um crédito consolidado, está não só a possibilidade de ter maior liquidez financeira mensalmente como também a possibilidade de constituir ou aumentar as suas poupanças. De tal forma que é extremamente importante para despesas essenciais ou situações imprevisíveis, não havendo a necessidade de recorrer a créditos adicionais para o pagamento das mesmas.

7. Lidar com uma única entidade financeira

Um único empréstimo implica um único pagamento mensal, uma única taxa de juro e ainda lhe permite lidar com apenas uma entidade financeira. Todavia, a existência de vários créditos obriga a outro tipo de procedimentos.

Fatores a ter em conta na consolidação de créditos

Existem alguns fatores a ter em conta e que o Professor Poupança recomenda antes de avançar com este processo. Saiba quais são para estar a par de todas as questões importantes sobre o tema.

Faça simulações

No caso de possuir vários créditos em diferentes entidades bancárias ou credoras, deve realizar várias simulações, com o intuito de perceber qual a opção mais vantajosa e sobretudo perceber qual o que lhe oferece melhores condições.

Faça amortizações sempre que possível

Com a implementação e adoção de um processo de crédito consolidado, passará a pagar menos mensalmente por todas as suas obrigações financeiras, o que lhe permite poupar dinheiro. E é esse mesmo dinheiro que pode ser aplicado, quando possível, numa amortização do valor total em dívida. Por exemplo, a amortização antecipada é altamente vantajosa, quer para diminuir o prazo de pagamento, quer para pagar menos juros.

Saiba se deve amortizar o seu crédito habitação!

Procure a ajuda de especialistas

Nesse sentido, a opção de juntar todos os créditos em apenas um é cada vez mais procurada pelas vantagens que lhe são associadas. Contudo, se tiver dúvidas sobre o tema, procure ajuda de quem sabe, isto é, de especialistas que podem ajudá-lo a conseguir renegociar as suas condições financeiras.

Seja consciente nas decisões

Enquanto processo facilitador, a consolidação de créditos deve sobretudo ser entendida como uma obrigação financeira, que deve ser a sua prioridade. Nesse sentido, deve evitar cair em tentações, no sentido de evitar despesas supérfluas ou desnecessárias que podem prejudicar todo o esforço que fez para melhorar a sua vida financeira.

Por fim,

Agora que está a par de todas as vantagens na consolidação de créditos, bem como de todos os cuidados a ter no momento de melhorar as suas finanças, está habilitado a decidir, mediante as diferentes propostas existentes no mercado, sobre qual a melhor opção para si.